Coffee Break #6: Literaturhaus Café, em Hamburgo

Author: Nenhum Comentário Share:

Se você vier a Hamburgo no verão, um dos lugares mais cheios é sem dúvida o Schwanenwik. O gramado do Alsterpark localizado entre a rua que lhe dá o apelido e as margens do Alster, é para onde os hamburgueses correm no primeiro despontar de sol e calor. Mas como em boa parte do ano temos que nos contentar com o aconchego dos dias frios, nos resta o abrigo dos cafés.

Pois é bem na rua Schwanenwik, na casa de número 38, que fica o café de hoje: o Literaturhaus Café. O nome parece óbvio até mesmo em alemão. Uma casa de literatura. Mas essa faceta é recente e a história vai bem além do lindo café que vemos hoje.


A HISTÓRIA DA LITERATURHAUS

Um dos primeiros registros do casarão data da sua construção, em 1867. Nos anos seguintes, a propriedade é vendida e passa por diferentes donos, até que em 1924 torna-se uma escola de dança.

Três anos depois, começa a história triste do belo casarão. Em 1937, os nazistas ordenam que a escola seja renomeada e em 1938, a propriedade passa à cidade de Hamburgo, para ser usada como orfanato para meninas. Em 1943, após o bombardeio de Hamburgo durante a Operação Gomorrah, o orfanato passa também a ser utilizado como unidade de tratamento para feridos.

Com a derrota da Alemanha e ocupação dos Aliados, o local é temporariamente ocupado pelos britânicos e liberado no verão de 1945. E por quatro décadas, até 1985, a casa do Schwanenwik 38 continua sendo usada como orfanato da cidade de Hamburgo.

Até que em 1987, o casarão, em mau estado de conservação, é comprado pela fundação Bucerius Stiftung, que assume as obras de restauração. Sob concessão da Fundação Bucerius, a recém-criada associação cultural Literaturhaus e.V. muda-se para o casarão e dois anos depois, em 1989, é inaugurado o Literaturhaus Café.

O CAFÉ E OS SALÕES DE FESTA

No primeiro andar, logo na entrada, estão o bar e os salões de do café. Há também uma pequena livraria que, apesar de conectada ao bar, não faz parte do café (e nela também não é permitido o consumo de alimentos ou bebidas). O grande salão impressiona pelos detalhes da decoração interna, que mantém muitos dos elementos originais, como os afrescos no teto.

O bar, próximo à entrada

No segundo andar, há três salões menores, que são interligados, e podem ser alugados para eventos. Neste dia, estava tudo preparado para uma cerimônia de casamento.

Mas o mais impressionante é sem dúvida, o salão principal do café. Os lustres e os detalhes do teto desviam a atenção até mesmo da deliciosa variedade de tortas. Neste dia, experimentei a torta de cream cheese e tangerina. Azedinha e bem gostosa. Mas no cardápio também há opções de almoço, entre as quais, pratos bem hamburgueses com peixe. Pois seja para um café, um drink ou almoço, o Literaturaus Café é um dos cafés mais bonitos da cidade e vale a visita em qualquer época do ano.

Literaturhaus Café
Schwanenwik 38
Hamburgo – Alemanha
Instgram: @literaturhauscafe_hamburg

  Next Article

Altstadt Hotel & Café em Koblenz, Alemanha

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *