Encontro de blogueiros brasileiros em Berlim – Bem-vindos ao III EEBB 2016

Author: 1 Comentário Share:

Lá em 2010, quando comecei meu primeiro blog, era só mesmo um hobby para registrar minhas impressões da vida na Alemanha e manter em dia minha escrita em Português enquanto aprendia outro idioma. O tempo passou: criei dois blogs pessoais, deletei, criei outros dois e agora, passados sete anos, quem diria que eu ainda estaria aqui na Alemanha, persistindo nessa aventura chamada vida de blogueiro. E ainda melhor, que os blogs estariam “grandinhos” e eu os levaria a um evento para blogueiros brasileiros na Europa.

Foto: Luis Felipe Minnicelli www.flickr.com/luisfelipeminnicelli
Foto: Luis Felipe Minnicelli www.flickr.com/luisfelipeminnicelli

SOBRE O EEBB

Entre os dias 11 e 14 de novembro de 2016, estive no 3° Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros – EEBB – com outros 59 colegas, em Berlim. O EEBB acontece desde 2014. A primeira edição foi em Barcelona, com 18 blogueiros e depois, em 2015, com 42 participantes no Porto. O evento é organizado por um ou mais blogueiros brasileiros da cidade-sede do encontro. Esse ano, os responsáveis foram Nicole Plauto e Pacceli Luckwu (Agenda Berlim) e Claudia Boemmels (Brasileiros Mundo Afora).

A ideia é conectar blogueiros, trocar experiências, histórias, conhecimento. Afinal, ser blogueiro é em muito – mas não somente – produzir conteúdo, pois há pessoas por trás do que se vê, do que se lê, dos compartilhamentos. É essa interação cara-a-cara que enriquece e dá vida ao nosso trabalho.

SEXTA-FEIRA: PRIMEIRO DIA, PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Na sexta, dia 11, cheguei por volta de meio-dia na estação central de Berlim (Hauptbahnhof) e já fui buscar meu Berlin Welcome Card 48h. O pacote incluia tickets para o transporte público por dois dias, mapa da cidade e cupons de desconto para atrações turísticas. Adorei a recepção, visitBerlin! 🙂

Welcome Card da visitBerlin
Welcome Card da visitBerlin

À tarde segui para o Scandic Hotel Potsdamer Platz para encontrar outros colegas e nos reunimos para um passeio guiado com a Nicole do Agenda Berlim. Conhecemos Kreuzberg e a colorida feirinha da Maibachufer. Já à noite, tivemos nossa primeira grande confraternização dos participantes no hotel e cervejaria The Circus Hostel. Que sorte: além de experimentarmos a cerveja artesanal produzida pelo The Circus, tirei o número certo no sorteio da noite! Apesar da pequena bagagem para três dias, consegui arrumar um espacinho para minha nova caneca e para a gigante Bierkruger.

SÁBADO – MUITAS ANOTAÇÕES E DE NOVO, BOA SORTE

mariadelux_eebb_berlin_berlim_alemanha_germanyComo blogger, existe um momento em que você decide se quer ficar onde está e aceitar o blog como hobby (escrever por diversão para você, sua família, amigos). Ou se vai torná-lo em algo profissional, o que exige registro de empresa (se você tira renda do blog), cuidar de cada detalhe, cada probleminha técnico, fazer tudo ficar lindo, maravilhoso e funcional. É por isso que uma parte importante do evento são as palestras, para as quais são convidados blogueiros com mais experiência, que trazem dicas, ideias e abordam temas específicos que fazem parte da rotina do nosso trabalho mas não deixam de ser desafios.

Nosso sábado foi repleto de palestras na Microsoft Berlin Atrium, sobre temas mais do que pertinentes, como SEO, como estabelecer parcerias, profissionalização do blog, entre outros. O simpático Ampelmann Berlin também estava presente, com todo seu vermelho e verde tomando conta das cadeiras.

Os palestrantes, na seguinte ordem, foram: Daniel Duclos (Ducs Amsterdam) sobre o blog como empresa (porque novamente, produzir conteúdo dá trabalho e ainda temos que administrar burocracia, formulários, contas, e-mails…); Erick Weicker (Euro Dicas) sobre ferramentas para SEO; Juliana Guimarães (Eu Ando Pelo Mundo) e Rita Branco (O Porto Encanta) falaram de trabalhos de parceria como bloggers; o casal Priscila Roque and Rafael Boro (Cultuga) falou de produção de conteúdo e ao fim, a mesa redonda sobre redes sociais com Camilian Pereira,(Destino Munique),  Isabela Discaciatti (Italia per Amore), Leticia Dietlheim (Viva Viena), Gisele Almeida (Viajar pela Europa) e Suzana Paquete (That Good Trip), moderadas por Rode Veiga (Entre Duas Culturas).

A visitBerlin, parceira do evento, também fez uma ótima apresentação que despertou ainda mais nossa curiosidade sobre a capital alemã. Nos últimos anos, Berlim tem crescido entre os destinos de viagem mais procurados na Europa. À tarde, a Get Your Guide, também parceira do EEBB, apresentou-se e mostrou seu trabalho interessante em cooperação com blogueiros.

Orgulho de ver meus cartões na mesa dos blogueiros. Foto: Luis Felipe Minnicelli
Orgulho de ver meus cartões na mesa dos blogueiros. Foto: Luis Felipe Minnicelli

A própósito, obrigada aos parceiros do evento. Em 9h de palestras e anotações contínuas, nada como um bom coffee break e almocinho.

À noite, o grupo todo se reuniu para atravessar Berlim, como numa animada excursão escolar, até o Scandic Hotel Potsdamer Platz. Lá fomos recepcionados com drinks e um ótimo buffet variado oferecido pelo hotel. Nossas mesas devidamente preparadas estavam distribuídas por todo o salão. Alguns blogueiros trouxeram presentes de suas cidades para serem sorteados. Curiosamente, na minha mesa – só de meninas – aos poucos, cada uma era chamada no sorteio. E novamente, quem tira o número certo? Pois é. Dessa vez ganhei o chiclete estilizado da Noir Berlin

DOMINGO – DO ALTO DE BERLIM PARA AS RUAS DA HISTÓRIA

A manhã de domingo começou maravilhosa! Depois de todo o sábado de palestras, começamos o terceiro dia com uma visita ao Panorama Punkt Berlin na Potsdamer Platz. O tempo não poderia estar melhor: frio, absurdamente ensolarado, sem uma nuvem no céu. Como se diz em alemão, “Kaiserwetter“. Bem do jeito que eu adoro.

mariadelux_berlim_berlin_eebb_panoramapunkt

À tarde, nos dividimos em dois grupos, cada um para um passeio guiado diferente com Nicole e Pacceli do Agenda Berlim. Alguns seguiram Pacceli no tour histórico. Eu escolhi o que acabou sendo o grupo das meninas, guiadas novamente por Nicole, desta vez pelo Mauerpark e pelo bairro judeu de Berlim. Meu agradecimento à Nicole pelo belo passeio, por nos mostrar tantos lugares representativos e nos contar a história de cada um deles. Eu já falei sobre isso no post que fiz para o Viagem Hamburgo, mas é realmente o que sinto em Berlim e porque essa cidade me encanta. A história de Berlim é essa constante mistura de contrastes: guerra, paz, alegria, melancolia, novo, velho, tradicional, moderno, tudo misturado diante dos seus olhos a cada esquina que se dobra.

SEGUNDA-FEIRA: DANDO UMA VOLTA NO PASSADO

Antes de pegar o ônibus de volta para Hamburgo à tarde, terminei meu fim-de-semana EEBB na Noir Berlin. A loja é especializada em produtos licenciados com a arte de Thiery Noir, como canecas, camisas, souvenirs de Berlim e até uma bebida própria. Mas tem uma outra coisa muito legal que você vai encontrar na Noir: o passeio de Trabi. Você pode dar uma volta no bairro dentro de um Trabant de 1982, também conhecido como Trabi, o único carro disponível na antiga DDR (Alemanha Oriental). Fazia tanto frio neste dia que os meninos tiveram que empurrar o Trabi antes de um dos passeios hehe Em meio a tantas BMWs e Mercedes Benz, a experiência de andar no pequeno Trabi vale muito a pena. É quase como uma viagem no tempo.

mariadelux_eebb_berlim_berlin_noir_trabi

Então, é hora de ir pra casa. Com muitos presentinhos na mala, novos amigos e ideias na cabeça.

Foi um fim-de-semana incrível: conhecer outros blogueiros cujo trabalho eu já acompanhava, compartilhar ideias, experiências, e ver como o trabalho de blogger tem sido levado a outro patamar. Nada menos do que 11 parceiros entraram na jornada e acreditaram no III EEBB. E ainda tivemos o excelente trabalho do fotógrafo Felipe Minnicelli. Portanto, aqui vai meu obrigada <3 e uau! aos três organizadores que orquestraram tudo para fazer o encontro acontecer. Nicole Plauto, Pacelli Luckwu (Agenda Berlim) and Claudia Boemmels (Brasileiros Mundo Afora). Já aguardando o IV EEBB este ano, que será em Paris. O bastão agora está nas mãos da Renata Inforzato (Direto de Paris) e da Martinha Andersen (Viajoteca) e já estamos animados para a próxima edição!

PARCEIROS DO III EEBB

BLOGUEIROS PARTICIPANTES (listados por país)

Alemanha
Agenda Berlim (Nicole e Pacelli) – Backpackingalone (Raquel) – Brasileiros Mundo Afora (Claudia) – Claudias Welt (Claudia) – Conexão Berlim (Dulcineia) – Destino Munique (Camilian e Rodrigo)- Entre Duas Culturas (Rode) – Grossa, Eu? (Katia) – Ligado em Viagem (Edson) – Maria de Lux (Eu!)- Trupe da Trip (Rodrigo) – Viagem HamburgoViagem Jovem (Gabriele) – Viajando por Aí e Vou para a Alemanha (Márcia e José) – Viajoteca (Carina) – Um Casal na Alemanha (Patricia)

Áustria
Femme Volátil (Kely) – Viva Viena (Leticia)

Espanha
Almost Locals (Sarah) – Barcelona Emociona (Helianny) – Blogueiros Madrid (Manaira) – De Café por Barcelona (Mônica) – Manaira AraujoRumo a Madrid (Juliana) – Sol de Barcelona (Cristina) – That Good Trip (Suzana)

França
Direto de Paris (Renata) – SOS Viagem (Louise) – Viajoteca (Martinha)

Holanda
Ana de Amsterdam (Ana Paula) – Ducs Amsterdam (Daniel) – Turista Fulltime (Regina)

Inglaterra
Blog Brazuka (Karine) – Catálogo de Viagens (Liliana) – Londres com Crianças (Carolina) – Londres pra Você (Tina) – No Mundo da Paula (Paula) – Sete Mil Km (Thais)

Irlanda
Ká Entre Nós (Karine)

Itália
Em Roma (Ingrid) – Guia de Roma (Patricia) – Italia per Amore (Isabela) – Milão nas Mãos (Magê) – Viva Toscana (Barbara)

Portugal 
Aqueles que Viajam (Naiara) – Cultuga (Priscila e Rafael) – Euro Dicas (Erick e Fabiane) – O Porto Encanta (Rita) – Rumo a Lisboa (Juliana) – Trend Tips (Luli)

República Tcheca
Praga Boêmia (Raquel)

Suécia
Viajar pela Europa (Gisele, Vanessa e Daniel)

Suiça
As Viagens da Rê (Renata) – Brasileiros Mundo Afora (Marisa) – Eu Ando pelo Mundo (Juliana) – Me Joguei no Mundo(Monique)

Previous Article

As sandálias para viagem da Mime et Moi

Next Article

Feliz Natal, Natal feliz!

You may also like

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *